Informação para trabalhar em navios.
Conhecimento marítimo actualizado e útil.


Apormar News 22julho2019

5 milhões de euros para 29 pilotos

29 é o número de vagas abertas este ano para o curso de pilotagem da ENIDH; 5 milhões de euros foi o valor de receitas totais desta instituição em 2017 (quase 3 milhões do orçamento de Estado). Conhecendo-se a falta de pilotos de navios em todo o mundo e a ambição da política do mar portuguesa, não deveriam ser formados mais pilotos? Ler Mais…

Os navios são senhoras?

Os navios são tratados como senhoras (she is beautiful, afirmam os ingleses). Talvez porque os homens, que tradicionalmente fazem parte da tripulação, amam os navios. Por outro lado, diz a tradição que um navio é imprevisível como uma mulher. Mas, será que esta justificação é real ou trata-se apenas de superstição? Ler Mais…

Encomendas de navios de cruzeiros em alta

Já está disponível o Seatrade Cruise Orderbook, com as encomendas de navios de cruzeiros até 2027. Além dos navios já entregues este ano, estão ainda 113 navios encomendados. O que antecipa a continuidade de crescimento do setor e a contratação de cerca de 80.000 pessoas em cada ano . Esta lista não inclui navios de cruzeiros em rio. Ler Mais…

7 razões para frequentar o Curso de Gestão Marinha e Costeira da UALG-FCT

1ª - Inovação e qualidade do curso;
2ª - Tem futuro - o mar precisa de si;
3ª - Carreira internacional;
4ª - Programa completo e coerente;
5ª - A UAlg tem visão e ambição de mar;
6ª - O curso inclui estágio final;
7ª - Isenção de propinas (média >17). Ler Mais…

Royal Caribbean investe na tripulação

Todas as empresas afirmam que as pessoas são o seu recurso mais importante mas, na realidade, poucas estão dispostas a assumir o compromisso de gastar tempo, dinheiro e esforço com os seus funcionários. A Royal Caribbean está a investir em formação e nas áreas de lazer da tripulação, para melhorar as suas carreiras e condições de vida. Ler Mais…

Reino Unido estuda novas competências para marítimos

Como não podia deixar de ser, o Reino Unido está atento ao futuro da sua indústria de transporte marítimo. E já percebeu que o que se ensina e aprende nas escolas actualmente, está muito longe das necessidades reais. A Maritime Skills Commission vai iniciar funções para descobrir o que falta. Ler Mais…

Escola Superior Náutica da Corunha

A Escola Técnica Superior de Náutica e de Máquinas (ETSNM) da Universidade da Corunha oferece educação e formação para a marinha mercante (oficiais pilotos e oficiais de máquinas). A sua oferta educativa inclui licenciaturas e mestrados em náutica e transporte marítimo, tecnologias marinhas e engenharia marítima. Ler Mais…

Relatório Anual do Transporte Marítimo

O Reino Unido publicou o seu Relatório Marítimo. Esta indústria emprega diretamente 186.000 pessoas no país, gera um VAB de £ 14,5 mil milhões, e impulsiona mais de £ 37 mil milhões na economia. Além disso, garante o fornecimento vital de combustível e alimentos necessários. Vale a pena copiar a fórmula do sucesso. Ler Mais…

Polegares

"O que somos é consequência do que pensamos."

― Dalai Lama


Apormar News 15julho2019

Novo vídeo 5ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio

Os 600 visitantes já registados asseguram que o evento vai de novo ser um sucesso. Ainda temos lugar para si. Increva-se hoje mesmo! Entretanto veja o vídeo de apresentação do evento, que está a dar a volta ao mundo e a convidar ainda mais e boas companhias de navios. Ver vídeo…

Carreiras marítimas no Reino Unido

Muito se fala do Brexit do Reino Unido e pouco sobre as carreiras marítimas neste gigante e azul país. Poucos sabem que o Reino Unido tem uma Maritime Minister e muitos apoios financeiros para quem quer seguir carreiras no transporte marítimos e nas áreas ligadas à economia do mar. Os apoios incluem campanhas para sensibilizar os jovens. Ler Mais…

Falas alemão? A Costa Cruises tem um lugar imediato para ti

Falas alemão? Queres começar a trabalhar num navio imediatamente ou a curto prazo? A Costa Cruises procura candidatos para a função International Host/ess and Hospitality Operator German speaking. Visita o novo portal de recrutamento da companhia e encontra esta e outras oportunidades. Ler Mais…

Estratégia 2050 - um exemplo a seguir

O Reino Unido olha para o futuro do setor marítimo com força e determinação. Para apoiar o seu desígnio em desenvolver uma indústria forte e competitiva, lançaram a estratégia 2050, unindo o seu povo numa causa comum. O Reino Unido quer continuar a ser uma potência marítima e não baixa os braços neste percurso. Ler Mais…

Trabalhar em Superyachts

Existem centenas de super iates navegando pelos mares e oceanos hoje em dia. A motor ou com vela, empregam milhares de tripulantes de todo o mundo. O maior super iate do mundo tem 164 metros de comprimento. No entanto, o comprimento médio dos super iates é de cerca de 45 metros. Saiba tudo sobre formação e carreiras neste sector. Ler Mais…

As universidades são muito preguiçosas...

...há um risco de as escolas de hoje continuarem a ensinar para o passado em vez de para o futuro" Quem o afirma é Andreas Schleicher, Diretor de Educação e Competências da OCDE. E acrescenta: "A escola tem de conseguir produzir humanos de primeira, não pode continuar a originar robôs de segunda". Ler Mais…

Curso de cozinha e pastelaria - 100h

A associação de cozinheiros profissionais de Portugal (ACCP) vai realizar um curso intensivo de cozinha e pastelaria - 100 horas. O curso é 100% prático, com a chef Laura Neves e chef Maria Urmal (cozinha e pastelaria respetivamente). O Curso inclui Certificado de Formação Profissional da ACPP em Cozinha e Pastelaria. Uma porta para os navios. Ler Mais…

Navio residência está a recrutar

O MS The World é um navio residência. Com apenas 165 apartamentos, os "moradores" desfrutam de um dos estilos de vida mais exclusivos que se possa imaginar. Além de serem donos das suas residências individuais são também donos do navio, garantindo experiências muito além dos padrões atuais das viagens de luxo. Ler Mais…

Europa sem peixe

A Europa consome muito mais frutos do mar do que pode capturar nas suas águas ou produzir em aquicultura. Mais de metade do peixe consumido é importado, particularmente de países em desenvolvimento. Há 30 anos, a Europa poderia dar resposta à procura até setembro ou outubro com peixe de águas domésticas. Hoje, não ultrapassa julho. Ler Mais…

Polegares

"Só há uma coisa pior que formar colaboradores e eles partirem... é não os formar e eles permanecerem."

― Henry Ford


Apormar News 08julho2019

Formação marítima em Portugal

A vocação marítima de um país mede-se pela força das suas instituições. Portugal tem pela frente um promissor futuro em termos de economia do mar e economia azul. Porém, em termos de formação para marítimos - as pessoas que trabalham em navios, tudo está por fazer. Com prejuízo para todos os que olham o mar e os navios com vontade de carreira profissional. A Apormar foi entrevistada pelo Jornal da Economia do Mar e fez a radiografia da situação. Ler Mais…

IRS sobre trabalho em navios

Reside em Portugal? Deve pagar IRS sobre o rendimento auferido em qualquer parte do mundo. Note que é considerado residente fiscal em Portugal, mesmo que permaneça no país por um período inferior a 183 dias se, em 31 de dezembro do exercício em causa, a sua casa estiver em condições que sugerem que tenciona mantê-la e ocupá-la como residência habitual. Ler Mais…

A Back-up está a recrutar para navios

A Back-Up é uma empresa de recrutamento especializada em cruzeiros de rio e oceânicos. Trabalha com várias companhias e tem neste momento diversas vagas que procura preencher. A companhia de cruzeiros MSC é uma das suas representadas, com forte necessidade de recursos humanos dado o crescimento do número de navios. Ler Mais…

Plataforma STCW-IS

Desenvolvido pela Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA), o STCW-IS é um sistema de informação projetado para ajudar todos aqueles que desejam encontrar informação fidedigna, sobre as administrações marítimas e as instituições de ensino e formação marítimas de vários países. Inclui planos de progressão de carreira. Ler Mais…

10 segredos para emprego marítimo

A plataforma SeaEmploy, além de publicar regularmente ofertas de emprego em navios e plataformas, tem também uma área onde publica notícias e artigos relevantes. Partilhou recentemente um texto com 10 recomendações para ter sucesso na procura de emprego em navios e plataformas. Conselhos simples que vale a pena conhecer. Ler Mais…

Primeira doca seca flutuante

A indústria de cruzeiros continua a promover a inovação no mundo do transporte marítimo. A Carnival é a primeira companhia a realizar manutenção dos seus navios em doca seca flutuante, recorrendo aos serviços da Boskalis. Objetivo: realizar manutenção de navios de forma mais rápida, com segurança e eficiência. Ler Mais…

iPhone apoia Oceano

A empresa sueca Le Cord criou uma nova coleção de cabos de carregamento certificados pela Apple para iPhone, usando plásticos reciclados de redes de pesca. Esta é a primeira vez que os plásticos reciclados do oceano são utilizados para acessórios de carregamento móveis certificados. Ler Mais…

Polegares

"Pensar para acertar; calar para resistir; agir para vencer."

― Renato Kehl


Apormar News 01julho2019

Tributo aos Marítimos

Celebrou-se no passado dia 25 de Junho o Dia Internacional do Marítimo, promovido pela Organização Marítima Internacional (IMO). A Apormar associou-se à celebração deste dia com a produção de um vídeo, uma homenagem a todas as mulheres e homens que trabalham em navios. Vale a pena ver até ao fim. Ver vídeo

Marine Resources está a recrutar

A companhia Marine Resources é uma referência mundial na selecção e recrutamento de profissionais para ao sector marítimo, em terra e a bordo de navios. Com mais de 16 anos de experiência, trabalha com as maiores companhias mundiais. E têm oferta para várias funções de trabalho, das mais simples às mais exigentes. Ler Mais…

Plástico como combustível em navios

Um antigo marítimo está a construir a primeira embarcação do mundo movida a plástico. O projeto French Plastic Odyssey, liderado por Simon Bernard, verá o catamaran de 25 metros gerar o seu próprio combustível a bordo, através do processo de pirólise de resíduos plásticos que não podem ser reciclados. A viagem inaugural inicia-se em 2020. Ler Mais…

Navios cruzeiros usam tecnologia para salvar vidas

A última coisa em que pensamos quando embarcamos num navio de cruzeiro é numa evacuação de emergência. Mas, se tal acontecer, esta tecnologia pode ajudar a salvar vidas. Na Grécia e em toda a Europa, várias empresas de cruzeiros estão a trabalhar em conjunto para salvar vidas. Ler Mais…

Cruzeiros oferecem empregos verdes

A indústria de cruzeiros está a acelerar significativamente a contratação de profissionais para postos de trabalho dedicados e relacionados com a consultoria ambiental, gestão e controlo de emissões de gases, gestão de energia e análise e gestão de risco, à medida que a regulação aumenta nestas áreas e a opinião pública se torna mais exigente. Ler Mais…

Impacto da tecnologia no ensino

É uma corrida entre educação e tecnologia. As pessoas precisam de novas competências. Mas as mais procuradas não são ensinadas nas salas de aulas - são adquiridas através da prática. Os sistemas tradicionais de ensino e aprendizagem são ineficazes e inadequados para o desafio das novas competências. Ler Mais…

Baleària está a contratar

A Baleària é a principal linha de navegação espanhola com ligações diárias entre as ilhas e o continente. É também um dos maiores operadores no Estreito de Gibraltar, ligando também as Canárias aos portos do continente. Opera também em Marrocos, Argélia e nas Caraíbas, ligando Fort Lauderdale (EUA) e as Bahamas. Ler Mais…

Noruega bem à frente

Quando se fala de reciclagem de resíduos plásticos, a Noruega está bem à frente em inovação e resultados. No que respeita a proteção do planeta e particularmente do Oceano, esta nação escandinava destaca-se do resto do mundo. O seu sistema de reciclagem de garrafas plásticas atinge resultados impressionantes, com soluções simples. Ler Mais…

Polegares

"O conhecimento deve ser para quem o quer, não para quem o pode pagar."

― Máximo Pacheco


Apormar News 24junho2019

A história de Manuel Gonçalves, tripulante na companhia Costa Cruises

O semanário Região de Cister publicou recentemente a história de Manuel Gonçalves, oficial português que trabalha na companhia Costa Cruzeiros. Ao longo da brilhante entrevista é fácil perceber a importância e o valor das carreiras a bordo de navios, em áreas técnicas e em hotelaria e turismo. Ler Mais…

Costa Cruzeiros promove carreiras

A companhia de cruzeiros Costa Cruzeiros inaugurou recentemente a sua nova plataforma de carreiras e recrutamento online. Clique no botão abaixo e veja o vídeo de lançamento. Depois, apresente o seu CV à companhia, presencialmente, na 5ª Feira de Emprego Trabalhar num Navio. Ler Mais…

1.5 milhões e muita vergonha

A companhia Portline foi condenada a pagar 1.5 milhões por poluir intencionalmente o oceano. O navio foi inpeccionado pelas autoridades dos EUA em 2018. Na altura o chefe de máquinas apresentou um livro de registo falsificado, escondendo operações de bombeamento de água oleosa diretamente para o mar. Vergonha nacional. Ler Mais…

The Maritime Executive, sem custos

A edição de Maio/Junho da revista The Maritime Executive está já disponível e acessível online. Os conteúdos são vastos e incluem uma importante análise dos mercados do transporte marítimo e construção naval, entre muitos outros. Destaca-se a entrevista com o CEO da gigante Wärtsilä, uma companhia de tecnologia marítima finlandesa. Ler Mais…

A IMO News, sem custos

A edição de verão da publicação IMO News está já disponível e acessível online. Entre as várias notícias e temas abordados destacam-se o trabalho para mulheres no mundo marítimo, os problemas locais e globais de poluição, um projeto de janela única bem-sucedido, e um novo relatório que alerta para as ameaças da geo-engenharia marinha. Ler Mais…

Consultoria jurídica para marítimos

É aqui mesmo ao lado, em Espanha, e pode resolver muitos dos problemas jurídicos para quem trabalha em navios. A iniciativa "Servicio de Asesoría y Consultoría para Profesionales del Mar" tem origem na plataforma Ingeniero Marino, que também oferece cursos STCW, cursos técnicos online e muito, muito conhecimento. Ler Mais…

Polegares

"Não precisamos de mais conteúdo. Precisamos é de mais conteúdo relevante."

― Jason Miller


Apormar News 17junho2019

Marinha Portuguesa presente na 5ª Feira de Emprego e Carreiras Trabalhar num Navio

A Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio está cada vez melhor! A caminho da 5ª edição, chegou a altura de esta iniciativa única ser reconhecida pela Marinha Portuguesa, um ramos das forças armadas com mais de 700 anos. A Marinha tem como Missão ”Contribuir para que Portugal use o Mar”. A sua equipa de Recrutamento vai estar presente na 5ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio, com o objetivo de informar, receber, e orientar candidaturas e carreiras marítimas. Ler Mais…

Scenic Eclipse ultrapassa expetativas

A companhia de cruzeiros Scenic Luxury Cruises partilhou em vídeo, os testes de mar já realizados com o seu novíssimo navio Scenic Eclipse. Este deverá iniciar atividade comercial em agosto deste ano e os testes realizados ultrapassaram todas as expetativas, confirmando os modelos de ensaio em tanque e em computador. Ler Mais…

Escola Naval - candidaturas abertas

Já abriu o concurso de admissão de cadetes à Escola Naval para o ano lectivo 2019/2020! Candidaturas até dia 24 de julho. Os Mestrados integrados lecionados na Escola Naval têm duração de cinco anos letivos, e incluem as áreas de Marinha, Engenharia Naval, Medicina, Administração Naval e Fuzileiros. O Ensino inclui também Licenciaturas em várias áreas. Ler Mais…

Mapa do fundo do oceano

Habituados à informação geográfica terrestre e ao rigor e disponibilidade de informação nesta área do planeta, pensamos que o mesmo se passa no oceano. Errado! Até há bem pouco tempo, apenas 6% do fundo do oceano estava mapeado. Recentemente foi anunciado que esta taxa subiu para 16%. O objetivo aponta para 100% em 2030. Ler Mais…

Stellamar aconselha candidatos

A Stellamar, importante companhia na área de recrutamento para navios, revela 5.5 coisas a não fazer numa entrevista de emprego. Cada pessoa é um caso diferente, mas existem regras e boas práticas que se aplicam a todos. Uma das regras sublinha que se aplicam todas as regras duma entrevista presencial, numa entrevista remota por skype. Ler Mais…

Viking Cruises recruta em Portugal

A Viking Cruises é uma importante companhia de cruzeiros de luxo em rios e oceanos, que explora 72 navios. Vai estar em Portugal em outubro e pretende recrutar profissionais nas áreas de cozinha, F&B e housekeeping, incluindo empregados de mesa e de bar, chef de partie, commis de cuisine, utility, empregados de andares, entre outros. Ler Mais…

Formação Trabalhar num Navio - Testemunho

"Antes de tudo quero agradecer pela excelente experiência que tive na formação trabalhar num navio. Os meus sinceros parabéns pelo trabalho e pela dedicação. Fiquei encantado pelo mundo Azul e realmente a formação foi o ponto final na minha decisão que era essa nova etapa que realmente queria na minha vida. Obrigado!" Ler Mais…

Navios de cruzeiros e a poluição

Dados publicados num relatório internacional revelam que os navios de cruzeiros emitiram nas cidades europeias, substancialmente mais óxidos de enxofre (SOx) durante sua estadia do que todos os carros de passageiros nessas cidades, durante todo o ano. Lisboa não escapa à situação negativa, sendo classificada como a 6ª cidade mais afetada. Ler Mais…

Pronto para mudar?

As regras da UE relativas aos produtos de plástico de utilização única, adotadas em maio de 2019, visam os 10 artigos de plástico que mais frequentemente poluem as praias e os mares da Europa, a par das artes de pesca perdidas ou abandonadas. Estes resíduos representam 70% do lixo marinho. A partir de 2021 tudo vai mudar. Veja os vídeos. Ler Mais…

Polegares

"O segredo da mudança consiste em concentrar toda a energia, não na luta contra o antigo, mas na construção do novo."

― Sócrates


Apormar News 10junho2019

124 novos navios de cruzeiros até 2027

Os números de encomendas de navios são reveladores do extraordinário crescimento da indústria de cruzeiros:
- 124 novos navios encomendados;
- 2.281 passageiros em média por navio;
- 24 novos navios para entrega em 2019;
- 25 navios com propulsão LNG (gás);
- 38 navios de cruzeiros de expedição.
- 80.000 novos postos de trabalho/ano. Ler Mais…

Jornal da Economia do Mar

O Jornal da Economia do Mar continua a liderar na informação fundamental para o desenvolvimento da economia azul. Na edição de junho, já disponível através de encomenda, é publicado um artigo de 3 páginas dedicado ao estado da formação em Portugal, para marítimos e pessoas que querem trabalhar em navios. Leitura obrigatória. Ler Mais…

IRS para Marítimos já tem clientes

E adoraram a qualidade do serviço! A Apormar lançou recentemente a Clínica Apormar e a consulta IRS para Marítimos. Este serviço oferece esclarecimentos e certezas sobre como declarar os rendimentos provenientes de trabalho a bordo de navios, identificando isenções ou oportunidades de poupar IRS. Informe-se e cuide do seu futuro. Ler Mais…

Certificado Médico da Noruega

Muitas companhias de cruzeiros internacionais exigem um certificado médico reconhecido pela Noruega e não aceitam o certificado médico nacional. Não precisa ir à Noruega para obter este certificado. A clínica Medicil em Lisboa tem um médico certificado pela autoridade norueguesa. Linha de contato direto: +351 966280682. Ler Mais…

Costa Cruises reduz desperdícios

A companhia de cruzeiros Costa Cruises está focada na redução de desperdício de alimentos. O projeto tem o nome de 4GOODFOOD e foi executado em colaboração com a Universidade de Ciências Gastronómicas (Pollenzo) em Itália. Adicionalmente, foi realizada uma parceria para a otimização de processos em cozinhas profissionais. Ler Mais…

Noruega atualiza estratégia do Oceano

"Norway is a leading ocean nation. The story of Norway is a story about the ocean." A história da Noruega continuará a ser uma história sobre o oceano, a afirmação de uma nação oceânica líder de classe global. A atualização da estratégia que tinha sido definida em 2017 tem apenas 50 páginas, mas diz tudo o que precisamos saber. Ler Mais…

Ainda sobre o IRS para marítimos

Imagine que reside em Portugal e que trabalha em navios ferries que ligam o Reino Unido e a Holanda. Trabalha mais de 6 meses a bordo de navios mas tem a sua residência fiscal em Portugal. Os navios estão registados nas Bahamas. Deve declarar IRS em Portugal ou considera que dada a situação de trabalhar fora de Portugal está isento? Ler Mais…

Mentoria Trabalhar num Navio

A Apormar disponibiliza um serviço de mentoria, dedicado a pessoas que pretendem saber mais sobre as oportunidades de trabalho em navios. Este serviço informa e esclarece dúvidas, identifica vocações, e avalia o potencial para alcançar uma oportunidade de trabalho a bordo de navios, apresentando recomendações práticas. Ler Mais…

Polegares

"We have always explored and lived off the sea. Some of our most innovative businesses, jobs and scientific communities originate from our settlements along the coast, and are based on our use of the ocean...The story of Norway will also in the future be a story about the ocean. Norway shall continue to be a leading ocean nation."

― Blue Opportunities - The Norwegian Government's Updated Ocean Strategy (2019)


Apormar News 3junho2019

Costa Crociere vai contratar em Portugal

A companhia de cruzeiros Costa Crociere vai estar presente na 5ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio, a realizar no dia 15 de outubro em Lisboa. Procura profissionais de hotelaria, turismo e áreas técnicas, incluindo diretores e assistentes F&B, chefs de todas as áreas de cozinha, front-desk incluindo recepção, desktop publishing, excursões, enfermagem, instrutores de desporto, professores de dança, animadores de adultos e de crianças, técnicos de som e imagem, eletricistas e carpinteiros, entre outros. Ler Mais…

IRS para Marítimos

A Apormar lançou recentemente a Clínica Apormar e a consulta IRS para Marítimos. Este serviço oferece esclarecimentos e certezas sobre como declarar os rendimentos provenientes de trabalho a bordo de navios, identificando isenções ou oportunidades de poupar IRS. A informação disponibilizada permite poupar e evitar dissabores com a Autoridade Tributária. Ler Mais…

As cidades do futuro estão no mar

Junte o Centro de Engenharia do Oceano do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e várias organizações visionárias e nasce a iniciativa Oceanix. A ideia é construir cidades flutuantes e a sua concepção já está em discussão, procurando dar resposta ao aumento do nível das águas do mar e a outras ameaças de desastres naturais ou climáticos. Ler Mais…

Sábado é Dia Mundial do Oceano

É já no dia 8 de junho que se celebra o Dia Mundial do Oceano. Importa não esquecer que o Oceano fornece a maior parte do oxigénio que respiramos, sendo uma importante fonte de alimentos e medicamentos, e uma parte crítica da biosfera. Este dia foi estabelecido numa resolução das Organização das Nações Unidas, em 2008. Ler Mais…

Navios de Portugal e quem lá trabalha

De certeza que já se questionou sobre quantos navios estão registados com bandeira portuguesa, no registo convencional e no segundo registo de Portugal. E que tipos de navios são e quantas pessoas lá trabalham. A resposta está num documento publicado regularmente pelo IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes. Ler Mais…

Navios procuram geração Y

As pessoas da geração Y, também conhecida por geração milénio, têm atualmente entre 25 e 40 anos. Em 2020 representarão 50% da força de trabalho nas empresas em geral. A indústria do transporte marítimo também os procura mas enfrenta dificuldades, dadas as características muitos especiais desta geração. Ler Mais…

Mentoria Trabalhar num Navio

A Apormar disponibiliza um serviço de mentoria, dedicado a pessoas que pretendem saber mais sobre as oportunidades de trabalho em navios. Este serviço informa e esclarece dúvidas, identifica vocações, e avalia o potencial para alcançar uma oportunidade de trabalho a bordo de navios, apresentando recomendações práticas. Ler Mais…

Formação e ficção marítima

O Jornal da Economia do Mar publicou hoje uma edição especial impressa que aborda, entre muitos outros temas, a questão da formação marítima em Portugal. Uma das conclusões apresentadas indica que as instituições estão envelhecidas e atrasadas, carecendo de visão e de ambição. Encomende hoje mesmo um exemplar. Ler Mais…

Polegares

“Há dois tipos de pessoas: as que fazem as coisas, e as que dizem que fizeram as coisas. Tente ficar no primeiro tipo. Há menos competição.“ ― Mahatma Gandhi


Apormar News 27maio2019

Fotografias do Dia Marítimo Europeu

O evento Dia Marítimo Europeu que se realizou em Lisboa nos dia 16 e 17 de Maio, revelou-se um gigantesco sucesso. A adesão em massa de pessoas, empresas e organizações, mostrou o melhor da Economia Azul. As ideias partilhadas devolveram a esperança de que é possível preservar o Oceano. Um evento de classe internacional. Ler Mais…

Querida, adivinha quem vem contratar

A notícia não podia ser melhor! Uma super companhia de cruzeiros, daquelas com muitos navios e que opera em todo o mundo, vem pela primeira vez a Portugal para recrutar para os seus navios. Vai estar presente na 5ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio, que se realiza já em Outubro. Mais detalhes em breve. Ler Mais…

Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio

A 5ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio irá realizar-se em Lisboa, dia 15 de Outubro de 2019. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. A participação está limitada ao espaço disponível no local do evento. Inscreva-se antes que esgote! Ler Mais…

Apormar é candidata a prémio nacional

Os Hospitality Education Awards são prémios que valorizam o talento na Educação e Formação em Turismo em Portugal. Contribuem para a dignificação das profissões no setor, dando resposta às necessidades das empresas e das pessoas. A Apormar destaca-se pelos eventos e apoio oferecido a quem deseja trabalhar em navios. Ler Mais…

Uma questão de reputação

Os medias sociais estão a mudar o mundo e o transporte marítimo não é excepção. Cada vez mais surgem plataformas impulsionadas por recursos visuais, não pensando os acontecimentos, mas dando-lhes voz. A leitura rápida não permite a atenção que muitos factos exigem, pelo que a percepção é muito vezes limitada. Ler Mais…

Formação Trabalhar num Navio

Um passo fundamental para quem quer trabalhar em navios.
Lisboa - 6 de junho **esgotada**
Vila Nova de Gaia - 11 junho
Lisboa - 6 de Julho Ler Mais…

As mulheres e os navios

O transporte marítimo tem sido historicamente uma indústria dominada pelos homens, seguindo uma tradição de longa data. No entanto, a IMO acredita que o contributo profissional das mulheres fomenta economias prósperas, estimula a produtividade e o crescimento, e beneficia todos os interessados na comunidade marítima global. Ler Mais…

EconomiaAzul tem novo logotipo

O conjunto está inserido num círculo alusivo à forma do planeta e à abrangência global da marca. A onda, que representa simultaneamente os braços do Homem, quase cruza por completo este círculo numa alusão ao Oceano. As cores escolhidas sugerem as tonalidades do mar e simbolizam a área de intervenção e postura da marca. Ler Mais…

Polegares

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo!”
― Peter Drucker


Apormar News 20maio2019

The Ritz-Carlton Yacht Collection

Uma companhia de cruzeiros que cuida da sua tripulação: “O nosso foco está na inovação, mas a experiência do hóspede depende da nossa equipa. Com quase um tripulante para cada hóspede, as senhoras e os senhores da nossa equipa podem garantir que as necessidades dos nossos hóspedes são atendidas com cuidado genuíno.” Ler Mais…

A primeira quinta flutuante já tem vacas

O desenvolvimento de quintas flutuantes nasceu a partir da crescente escassez de terras agrícolas e da crescente população mundial. Ao encurtar o transporte da produção de alimentos para os consumidores, a quinta flutuante contribui para a redução da perda de alimentos e a poluição relacionada com o transporte. Ler Mais…

To sea or not to sea - vídeo

O UK Chamber of Shipping and Merchant Navy Training Board lançou uma campanha em vídeo para promover as carreiras a bordo de navios, procurando inspirar e captar jovens para o sector marítimo. O envelhecimento da população e o crescimento do setor de transporte marítimo global requerem mais cada vez mais pessoas. Ler Mais…

Seadream Innovation com baterias

O novo navio SeaDream Innovation da companhia SeaDream Yacht Club poderá navegar até três horas com energia de baterias. O navio será lançado em 2021 e será equipado com um pack de baterias de aproximadamente 4 MWh, permitindo uma navegação silenciosa e livre de emissões, sem perturbar a vida no Oceano. Ler Mais…

Apormar lança Academia inovadora

A Apormar lançou recentemente a sua Academia, oferecendo já o inovador Programa de Mentoria Trabalhar num Navio. Esta iniciativa tem o objetivo de informar, esclarecer e ajudar a alcançar um contrato de trabalho a bordo de navios. Destina-se a todas as pessoas que procuram melhores condições de vida e de remuneração. Ler Mais…

BIMCO anuncia a sua primeira mulher presidente

Mais mulheres no complexo mundo do transporte marítimo. Boas notícias sem dúvida! A BIMCO é uma organização privada formada principalmente por armadores e operadores que atuam no ramo do transporte marítimo internacional, cujos membros controlam mais de 50% da frota mundial de navios mercantes. Ler Mais…

CMV multada por poluição ambiental

A companhia de cruzeiros CMV (Cruise & Maritime Voyages), onde trabalham atualmente tripulantes de nacionalidade portuguesa, foi recentemente multada pelas autoridades da Noruega. A multa foi aplicada ao navio Magellan, por navegar nos seus fiordes consumindo combustível com teor de enxofre acima do máximo permitido (0,10%). Ler Mais…

Polegares

“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”
― Stan Lee


Apormar News 13maio2019

Recrutamento para Piloto da Barra

A Administração do Porto de Lisboa planeia reforçar o seu pessoal técnico de pilotagem, estando a decorrer o processo de recrutamento para Piloto da Barra. Condições preferenciais incluem tempo de embarque como oficial-piloto da marinha mercante, tempo de comando e experiência profissional. Ler Mais…

V.Ships Leisure cresce em Portugal

Reconhecida como fornecedora líder de serviços de gestão para as indústrias de cruzeiros, ferries e iates, a V.Ships Leisure gere mais de 100 navios em todo o mundo. E assinou acordos recentes com as companhias Antarctica21, a The Ritz-Carlton Yacht Collection, e com a portuguesa Mystic Cruises. Ler Mais…

Dia Marítimo Europeu - em Lisboa

O Dia Marítimo Europeu destina-se a profissionais, empresas, academia, entre outros. Este ano o evento terá lugar nos dias 16 e 17 de maio de 2019, no Centro de Congressos de Lisboa. A equipa EconomiaAzul (www.economiaazul.pt) vai estar presente no evento, antecipando o lançamento de importantes iniciativas. Ler Mais…

Prevenção de ataques piratas

Duas companhias de cruzeiros instituíram planos de preparação para eventuais ataques piratas. O navio Spectrum of the Seas da Royal Caribbean e o navio Sun Princess da Princess Cruises desenvolveram exercícios para preparar os passageiros, no caso de um navio ser atacado enquanto navega em áreas com atividades de pirataria. Ler Mais…

Perfil Linkedin é obrigatório

A plataforma e rede social LinkedIn é, atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas pelos recrutadores de empresas e pelas agências de recrutamento para preencherem as vagas que têm em aberto. Adicionalmente, constitui uma excelente forma de criar relacionamentos com profissionais que já trabalham em navios. Ler Mais…

MLC Convenção Trabalho Marítimo

A Convenção do Trabalho Marítimo, estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho, aplica-se aos marítimos em navios de comércio (entidades públicas ou privadas), que efectuem viagens internacionais. Não inclui embarcações de tráfego local ou exclusivo em águas interiores. Ler Mais…

Polegares

"O caminho para ganhar boa reputação consiste em esforçar-se para ser o que deseja parecer.”
― Sócrates


Apormar News 6maio2019

Apormar ofereceu Bolsas de Formação

Sucesso completo! Recebidas mais de 100 candidaturas de todo o mundo! 10 já foram aprovadas e confirmadas, garantindo um dia de formação com uma audiência de elevado nível e diferentes visões do Oceano. Estão ainda disponíveis 2 lugares para a Formação Economia Azul (23 maio), sem oferta de Bolsa. Ler Mais…

Formação STCW é fundamental

Para atuarem de forma apropriada numa situação de emergência num navio, os membros da tripulação devem saber como gerir os passageiros, demonstrando confiança. Para isso devem abandonar o modo “serviço de passageiros” e assumir o modo “segurança de passageiros”. Só as boas escolas STCW ensinam este processo. Ler Mais…

O submarino do navio Scenic Eclipe

Chama-se Scenic Neptune e é o submarino do novo navio de cruzeiros da companhia Scenic, que vai iniciar operações já em agosto. A embarcação pode atingir profundidades de até 300m com capacidade para seis pessoas e um piloto, oferecendo rigorosas condições de segurança. Faça uma visita virtual 360º ao submarino. Ler Mais…

IRS para marítimos - pagar ou não pagar?

A indústria do transporte marítimo oferece vários benefícios. Para muitos profissionais que trabalham em navios, um salário livre de impostos é um deles. Porém, nos dias de hoje, tal benefício não é automático e depende de vários fatores, cujo desconhecimento pode levar a pesadas multas e penalizações. Ler Mais…

Formação STCW-F para pescadores

A Comissão Europeia adoptou um relatório no qual convida os Estados-Membros da UE a ratificarem o mais rapidamente possível a Convenção STCW-F, dedicada à formação e certificação para pescadores. Portugal já ratificou esta convenção mas não estão disponíveis cursos STCW-F. Ler Mais…

Uniworld vai recrutar em Portugal

A Uniworld, uma companhia de cruzeiros em rios ultra-luxo vem a Portugal recrutar para os seus navios. Opera em vários rios europeus e também no Egito, Vietname, Camboja, Índia, Rússia e China. Presença confirmada na 5ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio. Ler Mais…

Polegares

“Um homem sem objetivo é como um navio sem leme.”
― Thomas Carlyle


Apormar News 29abril2019

MLC 2006 Convenção do trabalho marítimo

A Convenção do Trabalho Marítimo (MLC) foi adotada em 2006. A MLC garante um trabalho digno a 1,2 milhões de marítimos em todo o mundo e cria condições de concorrência justa para armadores, ao regular condições de trabalho, alojamento e alimentação, segurança, saúde e proteção social. Não inclui pescadores. Ler Mais…

É um líder ou um seguidor?

Um líder tem uma missão, uma visão e um propósito. É relevante e procura significado. Um líder é inspirador, confiante e íntegro. Entende o poder da empatia, do crescimento de outros, da paixão e da comunicação. Não desiste nem se desvia do rumo quando as coisas ficam difíceis. Um líder é aprendiz e professor. Ler Mais…

Certificação STCW no Reino Unido

A Clyde Training Solutions é um dos maiores centros de formação marítima a nível mundial, oferecendo instalações modernas e equipamentos de última geração. A sua oferta de formação inclui cursos STCW, offshore, operações técnicas marítimas, GWO (Global Wind Organisation), entre outros. Ler Mais…

Formação superior em Espanha

A Escola Técnica Superior de Náutica e de Máquinas (ETSNM) da Universidade da Corunha, é o único centro do sistema universitário galego que oferece educação e formação para a marinha mercante (oficiais de convés e oficiais de máquinas). Aceita candidaturas de alunos portugueses. Ler Mais…

Polegares

“Existem duas coisas que as pessoas querem mais do que sexo e dinheiro: reconhecimento e apreciação.”
― Mary Kay Ash