Promover a transparência significa premiar as boas companhias, navios e instituições, e motivar todas as outras a adoptarem melhores políticas e procedimentos.


A maior parte das organizações é pouco transparente nos seus processos internos, na avaliação das condições de trabalho dos seus colaboradores, e na avaliação da qualidade dos serviços prestados. As organizações ligadas ao mar e aos navios não são excepção.

Porém, a transparência é um factor determinante para a inovação, crescimento, motivação, produtividade e qualidade de vida e de trabalho, sendo essencial numa sociedade justa.

Navios

Importa partilhar opiniões e avaliações externas e isentas, que permitam uma visibilidade real sobre os navios e as condições de vida e de trabalho a bordo. Esta informação deve ter origem nas pessoas que trabalham e que querem trabalhar em navios.

Transparência

Existe transparência quando os processos são claros, a informação está disponível e acessível, e as avaliações são honestas e não enviesadas.

COLABORE

Complete o questionário que apresentamos. A informação recebida será contabilizada e apresentada em dois formatos:

- Classificação simplificada, com apresentação de valores médios, calculados a partir dos vários questionários recebidos. Esta informação está disponível nas seguintes páginas específicas:

- Relatório detalhado, com a análise estatística de toda a informação recebida, permitindo partilhar conclusões sobre as condições de trabalho a bordo de navios, e a qualidade dos serviços prestados por organizações ligadas ao sector marítimo.
Nota importante: Este Relatório é exclusivo e será enviado apenas às pessoas que completaram um ou mais questionários de avaliação.

Privacidade e protecção de dados

A informação pessoal é privada, sendo garantida total protecção sobre a mesma. Nenhum dos dados pessoais é publicado online ou em relatórios, nem revelado a terceiros, sendo garantida total confidencialidade.


TRANSPARENTE - AVALIAÇÃO DE CONDIÇÕES DE TRABALHO EM NAVIOS

A alimentação da tripulação tem qualidade?
Normalmente, quantas horas trabalha por dia?
Normalmente, quantas horas trabalha por semana?
Como são os cuidados de saúde a bordo?
Como classifica o ambiente de trabalho no navio?
Como classifica o ambiente social da tripulação a bordo?
Como classifica a sua remuneração a bordo?
Quando em porto, tem tempo livre para sair e visitar locais?
Considera que existe boa organização interna no navio?
A cabina onde habita tem condições adequadas em termos de higiene e de espaço?
A cabina onde habita é partilhada?
Que espaços de lazer existem para a tripulação?
Sentiu alguma forma de assédio ou discriminação?
Como classifica a qualidade da formação recebida a bordo?
Como classifica as condições de vida e de trabalho a bordo?