Notícias Apormar – 11 outubro 2021 | Lisboa recebe 45 navios de cruzeiros em outubro

SUMÁRIO: Lisboa recebe 45 navios de cruzeiros em outubro; Jornada INOVAR na economia do mar foi um sucesso; 387 vagas em navios de passageiros; Maior navio do mundo chega em 2022; Submarino Scenic Neptune; Noruega cada vez mais verde e azul; Estratégia Nacional para o Mar; Banco Mundial: LNG não é futuro; Primeiro navio a combustível SNG; Talento e competências marítimas; Navios autónomos são realidade; Distrações perigosas a bordo; 8 skills que requerem zero talento; Polegares.

apormar 800x550 116.png

Nota: O acesso a todos os conteúdos desenvolvidos das notícias publicadas abaixo é reservado a membros aderentes ApormarPRO.


Lisboa recebe 45 navios de cruzeiros em outubro

A indústria de cruzeiros está a retomar a atividade a uma velocidade surpreendente, confirmando a eficácia dos protocolos de segurança sanitária implementados.
Lisboa recebe 45 navios de cruzeiros em outubro, os quais deverão trazer 45 000 turistas e alguns milhares de tripulantes à cidade.
Os números indicados correspondem a 88% da atividade registada em outubro de 2019, antes da pandemia, antecipando o regresso ao crescimento do turismo e também do recrutamento para navios. SABER MAIS…

Jornada INOVAR na economia do mar foi um sucesso 

A Incubadora Mar & Indústria, localizada na Figueira da Foz, foi palco da concretização da primeira iniciativa prevista no Plano de Ação INOVSEA. Um dia de transformação e de networking antecipando o desenvolvimento de negócios e a geração de empregos na economia do mar. SABER MAIS…

387 vagas em navios de passageiros

Com o retomar da atividade dos navios de cruzeiros em todo o mundo, aumenta o recrutamento para tripulantes. Uma importante plataforma publica 387 oportunidades.

Maior navio do mundo chega em 2022

O navio Wonder of the Seas da companhia Royal Caribbean vai iniciar atividade em março de 2022. Será o maior navio do mundo em atividade, com capacidade para 6988 passageiros e 2394 tripulantes. SABER MAIS…

Submarino Scenic Neptune

O Scenic Neptune é um submarino instalado no navio Scenic Eclipse, que atinge a profundidade de 300 metros transportando 7 pessoas. O navio Scenic Eclipse II, a lançar em 2023, irá oferecer o Triton Submarine com capacidade para 9 pessoas.

Noruega cada vez mais verde e azul

Enquanto muitos países, incluindo Portugal, discutem e pensam o futuro da energia e da descarbonização, a Noruega está já a implementar ações concretas na sua economia do mar. O plano abrange a produção e exportação de hidrogénio; a energia eólica offshore; e a captura e armazenamento de carbono.

Estratégia Nacional para o Mar

A Diretora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira, foi convidada no programa “Espaço das 10” da Antena 1. Em foco esteve a nova Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030. SABER MAIS…

Banco Mundial: LNG não é futuro

“O LNG provavelmente desempenhará um papel limitado na descarbonização do transporte marítimo; os países devem evitar novas políticas públicas que apoiem o LNG como combustível para navios.”

Primeiro navio a combustível SNG

O ElbBlue é o primeiro navio do mundo a operar com gás natural sintético (SNG) liquefeito. Este combustível é neutro em emissões, sendo gerado a partir de energia 100% renovável por meio da tecnologia power-to-X.

Talento e competências marítimas

Numa entrevista dedicada ao tema do talento e competências digitais para marítimos, Christopher Weirnicki, presidente e CEO da ABS recomenda: "Equip the Seafarer of the Future with the Skills for Success."

Navios autónomos são realidade

A companhia finlandesa Wärtsilä mostra o caminho da automação do transporte marítimo, com o incremento da segurança e eficiência e a redução de emissões.

Distrações perigosas a bordo

O uso de dispositivos móveis pessoais durante o serviço pode levar a sérios problemas de segurança nos navios. Um vídeo explica porquê, com o apoio de evidências científicas.

8 skills que requerem zero talento

Algumas competências técnicas exigem disciplina e muita aprendizagem. Outras, as conhecidas competências sociais, podem adquirir-se com pouco esforço mas com muita consciência.

Polegares

"E na base temos a educação. E no final temos a educação. E no percurso temos a educação. A educação é o ponto de partida e o de chegada."

― Ana Côrte-Real