U River Cruises recruta em Portugal

A U vai estar presente na 5ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio, e procura colaboradores.

A U é uma nova abordagem de cruzeiros em rio europeus, oferecendo viagens cheias de surpresas. Os seus navios surpreendem tudo e todos pela inovação e aventura. Uma oportunidade diferente de construir uma carreira profissional a bordo - mesmo com tatuagens bem visíveis.

Read More

Royal Caribbean recruta em Portugal

O grupo RCL, que inclui as companhias Royal Caribbean, Celebrity Cruises, Azamara, Silversea, TUI Cruises e Pullmantur, vai recrutar em Lisboa, na 5ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio.

O grupo RCL (Royal Caribbean Cruises Ltd) é o segundo maior grupo de companhias de cruzeiros do mundo. No total explora 60 navios e apresenta uma estratégia de crescimento que precisa de pessoas, muitas pessoas para trabalhar a bordo.

Dia 15 de Outubro, o grupo vai estar representado na 5ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio, e procura colaboradores para todas as áreas profissionais.

Reserve a sua agenda. O seu futuro muda para melhor no dia 15 de Outubro!

Read More

Apormar lança iniciativa Transparente

A iniciativa Transparente permite, a qualquer pessoa, avaliar as condições de vida e de trabalho em navios, as instituições de ensino marítimo e a organizações ligadas ao sector marítimo.

A transparência é um factor determinante de inovação, crescimento, motivação, produtividade e qualidade de vida e de trabalho, sendo essencial numa sociedade assente na equidade e justiça.

Promover a transparência significa premiar as boas companhias, navios e instituições, e motivar todas as outras a adoptarem melhores políticas e procedimentos.

Read More

Proteção do Trabalho Marítimo

O trabalho a bordo de navios de mar é regulamentado por importantes convenções internacionais. Persistem no entanto formas de incumprimento em algumas companhias, pelo que é fundamental que os marítimos conheçam os seus direitos.

Os navios não são todos iguais. Além da sua dimensão, existem muitos outros factores que os diferenciam. De forma simplificada e para efeitos do presente artigo, podemos considerar três tipos de embarcações: (1) os navios de carga e os navios de passageiros (marinha de comércio); (2) os navios ligados à indústria, nomeadamente da pesca; e (3) os navios auxiliares (pesquisa, supply, etc.).
Em termos de proteção do trabalho marítimo, aos navios de carga, passageiros e auxiliares, aplica-se a convenção MLC (Maritime Labour Convention). Relativamente às embarcações ligadas à actividade da pesca, aplica-se a convenção ILO C188. Ambas são apresentadas de seguida, de forma detalhada.

Read More

6 boas razões para trabalhar num navio

Trabalhar num navio significa viajar, ganhar e poupar. A maior parte das pessoas desconhece a importância e a veracidade desta afirmação. Habituadas à vida e oportunidades em terra, onde se trabalha cada vez mais e se ganha cada vez menos, muitas pessoas perseguem um sonho que tarda em realizar-se. Face a um aumento de custo de vida aparentemente invisível, mas que se sente na ligeireza das carteiras, os dias vão passando, iguais.

Comprar uma casa, um carro ou montar um negócio, significa vender a alma aos bancos e passar a vida a pagar juros e dívidas. Existirá outra forma de pensar e de construir o futuro? Sim, existe e deve conhecer as suas características, para que possa tomar as melhores decisões.

Read More

Formação e ficção marítima em Portugal

Portugal está paralisado na formação de marítimos
As instituições de ensino e formação de marítimos em Portugal estão envelhecidas e atrasadas, carecendo de visão e ambição. E a regulamentação em vigor para o emprego marítimo é obsoleta.

Entrevista publicada no Jornal Economia do Mar, edição especial de Junho 2019.

Read More

Marinha presente na 5ª Feira de Emprego e Carreiras Trabalhar num Navio

A equipa de Recrutamento da Marinha vai estar presente na 5ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio, com o objetivo de informar, receber, e orientar candidaturas e carreiras marítimas.

A Marinha tem como Missão ”Contribuir para que Portugal use o Mar”. A sua Visão afirma-se como ”Uma Marinha e uma Autoridade Marítima prontas e prestigiadas, ao serviço de Portugal e da segurança coletiva”.

A atuação de todos os militares, militarizados e civis da Marinha segue um quadro de valores em que se destacam a disciplina, a lealdade, a honra, a integridade e a coragem, potenciando elevados níveis de desempenho e mantendo ambientes de trabalho estimulantes.

Read More

5ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio

A 5ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio tem registado enorme interesse, por parte das empresas de navios e de carreiras relacionadas, tendo já confirmada a presença de várias companhias. Estas vão estar em Portugal para informar e recrutar pessoas para trabalhar em navios de cruzeiros e de carga, em rios e em oceanos.

Entre os perfis procurados destacam-se os seguintes: Oficiais, oficiais praticantes, mestrança, marinheiros; Oficiais, oficiais praticantes, maquinistas; Diretores de cruzeiros, Chefs, chefs de partie, cozinheiros, Empregados de mesa e bar, Copeiros e limpezas, Camareiros e empregados de quartos, Mordomos, Receção e front-office, Guest-services e excursões, Beleza, saúde e desporto, Lojas, Recursos humanos, Administrativos, Logística, Financeiros, Entretenimento

Read More

Apormar apoia Embarque de Praticantes da Marinha Mercante

O Programa “IMO Maritime Ambassador” foi criado pela Organização Marítima Internacional (IMO) para apoiar a divulgação de carreiras profissionais a bordo de navios.

Os interessados em aderir ao Programa Embarque de Praticantes da Marinha Mercante deverão ler o documento de apresentação do programa e preencher o documento de candidatura. Estes documentos estão acessíveis através das ligações publicadas no presente artigo.

Porque aderiu a Apormar a este Programa?

A Apormar - Agência Portuguesa de Marítimos é a única entidade portuguesa que aderiu a este Programa de Apoio ao Embarque de Praticantes da Marinha Mercante, promovido pelo Embaixador Marítimo IMO de Espanha. A adesão justifica-se plenamente, dado que a Apormar tem como missão servir a comunidade que trabalha e que quer trabalhar em navios, promovendo o emprego e o desenvolvimento de carreira, através da divulgação de informação e da realização de eventos relacionados com o emprego em navios.

Read More

Mystic Cruises na 4º Feira de Emprego Trabalhar num Navio

Mystic Cruises de Mário Ferreira recruta na 4ª Feira de Emprego Trabalhar num Navio, para o seu navio World Explorer.

A Mystic Cruises, divisão de cruzeiros oceânicos da Mystic Invest, uma holding financeira privada portuguesa presidida por Mário Ferreira, vai estar presente na 4ª Feira Internacional de Emprego & Congresso Trabalhar num Navio, que se realiza em Lisboa, no dia 7 de março. A sua equipa de recursos humanos estará presente para recrutar e selecionar tripulação de hotelaria, convés e máquina, para o seu navio World Explorer.

O World Explorer é o primeiro navio da sua frota de cruzeiros oceânicos e inicia atividade já em maio. Com apenas 200 passageiros e 110 tripulantes, o World Explorer proporcionará uma experiência de luxo em viagens para os destinos mais desejados do mundo. A Mystic Cruises tem a ambição de lançar vários navios de expedição de luxo nos próximos anos, tornando-se um participante relevante na indústria de cruzeiros global.

Read More

Feira de Emprego Trabalhar num Navio promove o Ensino Marítimo

A Escola Técnica Superior de Náutica e de Máquinas (ETSNM) da Universidade da Corunha, confirma presença na 4ª Feira de Emprego & Congresso Trabalhar num Navio.

A Escola Técnica Superior de Náutica e de Máquinas (ETSNM) da Universidade da Corunha, é o único centro do sistema universitário galego que oferece educação e formação para a marinha mercante (oficiais de convés e oficiais de máquinas).

Estará presente no Congresso Trabalhar num Navio, onde apresentará a sua proposta de valor a uma audiência de cerca de 500 pessoas. Estará também presente na Feira de Emprego Trabalhar num Navio, com uma equipa dedicada e preparada para apresentar a sua oferta educativa e certificação STCW, e esclarecer dúvidas aos visitantes sobre carreiras no setor marítimo e a bordo de navios.

Read More

No Ano Novo desejo..

2018 chega ao final. Hoje é dia de celebração da amizade, de partilha de abraços e de sorrisos, de liberdade ao exagero da alegria. Boas Festas!

2019 é já amanhã. O início de uma nova jornada, que se deseja auspiciosa e plena de concretizações positivas - tudo é possível neste recomeçar!

Porém, o bom destino depende da atitude e dos passos escolhidos por cada um de nós. Começar por desejar ser melhor pessoa é, seguramente, um bom princípio e augura boas surpresas.

Que o Ano Novo traga as respostas procuradas e as soluções precisas.

Read More

Viking Cruises na 4ª Feira de Emprego Trabalhar num Navio

As melhores companhias estão já a confirmar a sua presença na 4ª Feira de Emprego Trabalhar num Navio, que se irá realizar em Lisboa, no dia 7 de Março de 2019.

É o caso da Viking Cruises, uma companhia com visão e gestão de altíssimo nível, onde as pessoas são consideradas família. O espírito norueguês no seu melhor!

A Viking Cruises é uma empresa líder no mercado de cruzeiros em rio, operando actualmente 62 navios, tendo já encomendado mais 20.
Opera também 4 navios de cruzeiros oceânicos, tendo sido premiada como World’s Best Ocean Cruise Line. Tem 9 novos navios oceânicos já encomendados.

Read More

Olha o Navio...

Mudam os tempos, aumentam as oportunidades! Faltam ainda 2 meses para a data de realização da 3ª Feira de Emprego Trabalhar num Navio, e temos já 700 visitantes inscritos.

Este é claramente o evento do ano, onde todas as pessoas que querem trabalhar em navios e as companhias importantes e activas, que proporcionam emprego neste meio ou que com ele se relacionam, devem estar. 
  
- Se já está inscrito, receba o nosso obrigado; 

- Se ainda não decidiu a sua participação, permita-nos relembrar que o evento vai esgotar totalmente a sua capacidade, muito em breve. 

Read More

3ª Feira de Emprego Trabalhar num Navio

Depois do estrondoso sucesso alcançado na 1ª e 2ª Feiras de Emprego e Congresso Trabalhar num Navio, com mais de 1000 visitantes e o recrutamento confirmado de dezenas de portugueses, é altura de fazer ainda melhor – dia 18 de Outubro 2018!

Pode já visualizar as fotos das edições anteriores da Feira de Emprego e Congresso Trabalhar num Navio e o vídeo de apresentação da 1ª Feira de Emprego (3 minutos).

A 3ª Feira de Emprego e Congresso Trabalhar num Navio irá realizar-se no próximo dia 18 de outubro e as inscrições está já abertas. A entrada é livre mas está sujeita a inscrição prévia. Reserve o seu lugar antes que esgote. A inscrição realiza-se exclusivamente em www.trabalharnumnavio.pt

Read More

Guia do Visitante

Registamos já um elevado número de inscrições, de pessoas que querem trabalhar em navios. Agradecemos às mesmas a sua visão, iniciativa e atitude, na construção ativa de um bom futuro. Para apoiar esta caminhada e potenciar o aproveitamento do evento, criámos o Guia do Visitante, com informação exclusiva e valiosa, incluindo conselhos e detalhes de recrutamento de cada companhia presente. 

Read More

Qualificação de Recursos Humanos no Setor Marítimo

MAR+ publica o Relatório e Apresentação “Qualificação de Recursos Humanos no Setor Marítimo“, trabalho realizado no Mestrado em Direito e Economia do Mar: a Governação do Mar, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Algumas conclusões: as pessoas precisam de orientação e de vocação; as instituições de ensino e de formação precisam cumprir a sua missão e propósito; as boas empresas estão no bom caminho; a governação precisa de ação; a governação precisa de revolução.

Read More

Navegar uma carreira de sucesso

Cristina Correia vai estar na 2ª Feira de Emprego e Congresso Trabalhar num Navio, e explicar como pode construir uma carreira profissional com sucesso. Cristina é psicóloga do trabalho e das organizações, coach e consultora de carreiras profissionais.

Estará presente na 2ª Feira de Emprego e Congresso Trabalhar num Navio, onde irá realizar a seguinte apresentação:

NAVEGAR UMA CARREIRA DE SUCESSO
. Porquê fazer autogestão de carreira
. 3 must-do para aceleração profissional
. Competências essenciais para o sucesso

Read More