STCW e mais além – o expoente em formação marítima

“A chave para a segurança marítima consiste na criação e manutenção de equipas bem coordenadas, operando navios de acordo com planos previamente acordados e aceites, o que requer oficiais altamente competentes, preparados para quaisquer circunstâncias. Com o suporte destas equipas, o comandante pode delegar as tarefas e operações, focando-se no seu papel de gestor e de líder.”
Hans Hederstrom
Managing Director – Arison Maritime Center

Arison Maritime Center – o maior centro mundial de formação marítima

O Arison Maritime Center, sede da Academia CSMART (Center for Simulated Maritime Training), é propriedade da Carnival Corporation, a maior companhia de cruzeiros do mundo, sendo operado pela mesma. Representando um investimento de 75 milhões de euros, o Arison Maritime Center abriu portas em Julho de 2016. Localizado em Almere, nos arredores de Amsterdão – Holanda, o Arison Maritime Center ocupa uma área de 10.000 m2. Mais de 6500 oficiais pilotos e oficiais de máquinas passam pelo Arison Maritime Center anualmente.

CSMART 2 800x450.jpg


Safety first

Os cursos de formação da Academia CSMART apresentam requisitos muito acima dos estabelecidos pela convenção STCW e outra regulamentação marítima, suportados por um modelo de formação contínua e progressiva, com recurso a sistemas e tecnologias state-of-the-art, com o objetivo de formar os melhores oficiais da indústria do transporte marítimo global, alcançando um nível de excelência superior.

O modelo de formação e avaliação inspira-se no sistema aeronáutico, com provas dadas a nível mundial. De acordo com o mesmo, todos os oficiais têm de visitar o Arison Maritime Center pelo menos uma vez por ano, para formação contínua e avaliação de competências, de acordo com um conjunto de critérios bem definidos, promovendo a normalização e objetividade.

Os oficiais em início de carreira nas diferentes companhias do grupo Carnival, frequentam cursos de 2 semanas na Academia CSMART antes de embarcarem, voltando todos os anos para desenvolvimento de novas competências e avaliação das mesmas.


O comandante não é o único responsável

O mais elevado padrão de segurança em navios começa nas pessoas e numa mudança de paradigma – o fim das estruturas organizacionais top-down com elevada hierarquia e rigidez, com a transição para um modelo de trabalho coordenado e horizontal, baseado no desempenho de funções, a role-based team organization.

Esta grande mudança, iniciada na Academia CSMART, traz uma abordagem colaborativa para a tripulação do navio, ao invés da tradicional estrutura de poder de cima para baixo. Este modelo foi copiado do sector aeronáutico, promovendo o questionamento, a verificação e a validação de ações. De facto, está mais do que comprovado que os seres humanos são falíveis, e até mesmo um comandante com 30 anos de experiência pode cometer erros. Por outro lado, mesmo o comandante mais experiente pode aprender algo com os oficiais subordinados. Na Academia CSMART os comandantes aprendem a ser desafiados, e as equipas a falarem sempre que têm dúvidas sobre qualquer questão.


State-of-the-art

A secção de navegação da Academia CSMART inclui quatro simuladores de ponte completos, com campo de visão de 210 graus, bem como dois conjuntos de asa de ponte com projeções de cúpula. Estes sistemas são usados para treinar equipas completas de ponte, inclusive na execução de operações de amarração complexas e em várias condições. Inclui ainda oito simuladores de ponte de tarefas parciais.

A secção de engenharia da Academia CSMART inclui quatro simuladores completos de engenharia, 12 conjuntos de estações de máquinas virtuais e dois sistemas de treino de alta tensão. Inclui ainda duas salas de simuladores de engenharia, cada uma com 12 estações, e quatro salas de avaliação. Está ainda disponível tecnologia para inspeção das áreas de engenharia através de 3D walk-throughs, controlados por ecrans sensíveis ou controladores tipo de jogo.


Sobre a Carnival Corporation & Plc Group

A Carnival Corporation & Plc Group é a maior empresa global de viagens de lazer, com 10 marcas de cruzeiros em todo o mundo, incluindo a Carnival Cruise Line, Fathom, Holland America Line, Princess Cruises, Seabourn, AIDA Cruises, Costa Cruises, Cunard, P&O Cruises UK e P&O Cruises Australia. Juntas, estas marcas operam mais de 100 navios, visitando mais de 700 portos e recebendo mais de 11 milhões de passageiros por ano.


Em conclusão

Se é oficial da marinha mercante, particularmente em início de carreira, trabalhar nos navios de uma das companhias do grupo Carnival constitui uma excelente aposta em actualidade tecnológica, formação contínua, desenvolvimento de competências, e progressão e valorização de carreira. O que espera?


Informação adicional

Introduction to CSMART Academy
Behind the Scenes at CSMART – Carnival’s Arison Maritime Training Center
CSMART: 15 Cool Things About Carnival Corp.’s Maritime Crew Training System
Arison Maritime Center