Viking Recruitment na 1ª Feira e Congresso Trabalhar num Navio

A Viking Recruitment, empresa líder global em recrutamento e gestão de tripulações de cruzeiros e iates, confirma presença na 1ª Feira e Congresso Trabalhar num Navio. 

A Viking Recruitment é uma empresa global com escritórios em cinco continentes e em vários países, oferecendo oportunidades de emprego em todas as áreas profissionais a bordo de navios. Estará presente na 1ª Feira e Congresso Trabalhar num Navio, com o objectivo de recrutar e seleccionar portugueses, para trabalhar em navios cruzeiros e iates, nas áreas de restauração, hotelaria, turismo, saúde, beleza, desporto, animação, audiovisual, entretenimento, segurança, convés, engenharia, máquinas, electricidade, ar condicionado, manutenção hoteleira, entre outras.

Read More

1ª Feira e Congresso Trabalhar num Navio

Finalmente, o evento fundamental para quem trabalha ou pretende trabalhar em navios de carga ou de passageiros, incluindo cruzeiros, ferries e iates. Um evento profissional dedicado ao desenvolvimento de carreira e à criação de emprego a bordo de navios. 

As inscrições estão já abertas em www.TrabalharNumNavio.pt
Registe-se até 30 de Junho e poupe 55% no valor da inscrição!

Traga o seu currículo. Encontre uma oportunidade de trabalho!

Read More

Novos Cursos STCW Proteção no For-Mar

O FOR-MAR aumenta a sua oferta de cursos STCW, vendo a qualidade de prestação dos seus serviços reconhecida pela DGRM. Os cursos STCW relacionados com proteção a realizar pelo For-Mar, obrigatórios para todos os marítimos desde 1 de janeiro de 2014, foram recentemente homologados pela DGRM e estão já disponíveis no seu calendário de formação. A preços acessíveis!

Read More

Novo Certificado Médico para Marítimos

A Portaria n.º 101/2017 publicada a 7 de março vem, finalmente, alterar, atualizar e aprovar o novo modelo de certificado médico para marítimos e estabelecer os requisitos para a emissão dos certificados e para a constituição da lista de médicos reconhecidos. Reconhecendo ainda a necessidade de assegurar a garantia de qualidade na emissão dos certificados médicos, estabelecem-se os respetivos procedimentos e identifica-se a entidade com competência na matéria. Finalmente, no sentido de promover a desmaterialização dos procedimentos administrativos, estabelecem-se medidas de simplificação administrativa e de reforço dos mecanismos de articulação entre as entidades envolvidas, atentas as respetivas atribuições e competências.

Read More

STCW78 – STCW95 – STCW2010

Sendo o transporte marítimo uma indústria internacional, com características particulares e específicas, e considerando a importância do elemento humano na segurança, proteção de pessoas, ambiente, carga e navios, a IMO (International Maritime Organization) adotou, em 7 de Julho de 1978, a Convenção STCW, a qual entrou em vigor a nível internacional em 28 de Abril de 1984. Qual o impacto da STCW na sua carreira?

Read More

Universidade do Algarve celebra protocolo com a Apormar

A Universidade do Algarve tem como missão fundamental a criação, transmissão e difusão da cultura e do conhecimento humanístico, artístico, científico e tecnológico, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade, promovendo e consolidando os valores da liberdade e da cidadania.

O Protocolo celebrado com a Apormar resulta de iniciativas de formação realizadas previamente, nos espaços da Universidade do Algarve, e pretende reforçar a cooperação em vários domínios, com destaque para a promoção do emprego dos seus alunos a bordo de navios.

Read More

A tragédia da cédula marítima

Todas as mulheres e homens que trabalham a bordo de navios são considerados marítimos (seafarers). Todos possuem iguais direitos de acordo com a regulamentação internacional, nomeadamente a Convenção do Trabalho Marítimo (MLC 2006), ratificada por Portugal em 12 de maio de 2016. Infelizmente, fruto da desatualização da legislação nacional, nomeadamente do Regulamento de Inscrição Marítima, os portugueses que trabalham a bordo de navios não possuem iguais direitos entre si, nem comparativamente aos marítimos de outros países.

A maior lacuna, que afeta milhares de portugueses, consiste no facto de muitos deles não poderem realizar a sua Inscrição Marítima, logo não tendo acesso à respetiva Cédula. Não podem, por esta razão, usufruir dos benefícios estabelecidos na lei em vigor, entre outros. 

Read More

STCW e mais além – o expoente em formação marítima

“A chave para a segurança marítima consiste na criação e manutenção de equipas bem coordenadas, operando navios de acordo com planos previamente acordados e aceites, o que requer oficiais altamente competentes, preparados para quaisquer circunstâncias. Com o suporte destas equipas, o comandante pode delegar as tarefas e operações, focando-se no seu papel de gestor e de líder.”
Hans Hederstrom
Managing Director – Arison Maritime Center

Arison Maritime Center – o maior centro mundial de formação marítima

O Arison Maritime Center, sede da Academia CSMART (Center for Simulated Maritime Training), é propriedade da Carnival Corporation, a maior companhia de cruzeiros do mundo, sendo operado pela mesma. Representando um investimento de 75 milhões de euros, o Arison Maritime Center abriu portas em Julho de 2016. Localizado em Almere, nos arredores de Amsterdão – Holanda, o Arison Maritime Center ocupa uma área de 10.000 m2. Mais de 6500 oficiais pilotos e oficiais de máquinas passam pelo Arison Maritime Center anualmente.

Read More

Apormar celebra protocolo com a ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Crescemos no sucesso de outros! Com o objetivo de apoiar a inserção profissional dos atuais e antigos alunos da ESHTE e de promover o desenvolvimento das suas carreiras profissionais, a bordo de navios de carga e de passageiros, nomeadamente em iates, em cruzeiros oceânicos e em cruzeiros de rio, a Apormar estabeleceu um protocolo de colaboração com a ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

A ESHTE é uma instituição de ensino superior politécnico de direito público, ao serviço da sociedade que tem como objetivo a qualificação de alto nível e de excelência dos estudantes que a frequentam, nas áreas da restauração, da hotelaria, do lazer e do turismo, num quadro de referência internacional. A ESHTE constitui, assim, um centro de formação cultural e técnica de nível superior para preparar profissionais que possam dar resposta aos desafios que se colocam ao setor empresarial e institucional do Turismo.

Read More

Jornal da Economia do Mar celebra protocolo com a Apormar

Para efetivamente movimentar e ter impacto na economia, o valor das pessoas e das iniciativas deve ser partilhado, amplificado e percebido pela comunidade. A Apormar tem coração e consciência de inovação e de, agilmente, fazer acontecer. Reconhece igualmente a importância de comunicar, tornando visível o trabalho realizado, apoiando carreiras profissionais e estimulando iniciativas. 
protocolo de colaboração estabelecido com o Jornal da Economia do Mar, nasce do reconhecimento de idênticas qualidades e vontades. E do propósito comum, de contribuir para o engrandecimento da comunidade marítima e da economia. Vamos construir muito mais, juntos e alinhados neste desígnio. Acompanhe-nos! 

Read More

Emprego em navios? Mostre-me o CV!

Todos somos proviços (mix produto + serviço). O CV é uma Proposta de Venda, uma ferramenta de comunicação que chama a atenção para a sua “embalagem” e a distingue de todas as outras. Um CV é uma ferramenta de marketing e venda, o bilhete para uma reunião/entrevista, onde pode demonstrar o seu valor, criar empatia, ser a solução. Um CV faz o seu trabalho com sucesso se não o excluir de consideração. O propósito do currículo é simplesmente conseguir “meter o pé na porta”. 
O CV apenas tem o propósito de alcançar uma entrevista; será nesta que terá a oportunidade de conquistar o emprego. O CV é uma Proposta de Venda. Fácil de ler e de entender, impecável, com soluções e valor visível! A venda (conquista do emprego) será feita durante a entrevista. Se souber como e a quem está a vender!

Read More

FOR-MAR Cursos STCW em Matosinhos, Figueira da Foz e Lisboa

O Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (FOR-MAR), realiza os seguintes cursos STCW, em condições únicas e extremamente vantajosas:

Segurança básica (100 horas – 170 euros)

Atualização em segurança básica (24 horas – 90 euros)

STCWControlo de multidões e segurança para pessoal que presta assistência direta aos passageiros nos locais reservados aos passageiros (16 horas – 60 euros).

Read More

O Código Polar e a STCW – mais certificação para marítimos

O Código Polar (Código internacional de segurança para os navios que operam em águas polares) entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2017. Quais são as novas exigências para a formação dos marítimos envolvidos?

De acordo com os resultados da 97ª sessão do Comité de Segurança Marítima (MSC) da IMO, que se reuniu de 21 a 25 de novembro de 2016, foram adotadas novas emendas à Convenção STCW, pelo que serão exigidas novas competências, até 1 de julho de 2018, aos marítimos que trabalhem em áreas polares.

Read More

Dia Nacional do Mar na EPNazaré

No próximo dia 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, os alunos de Hotelaria e Turismo da EPNazaré terão o privilégio de assistir a uma formação com o fundador e administrador da Apormar - Agência Portuguesa de Marítimos e Transporte Marítimo Global, Álvaro Sardinha com o tema "Objetivo Trabalhar num Navio".
No âmbito da recente parceria com estas duas organizações, a EPNazaré reforça a formação dos seus alunos bem como as oportunidades de exercer carreiras relacionadas com o Mar.

Read More

Quality and quantity, my dear!

Acabámos de regressar do Reino Unido, onde reunimos com várias companhias de navios de cruzeiros, com o objetivo de trazer oportunidades de trabalho, para os portugueses registados na Agência Portuguesa de Marítimos. Trazemos uma mensagem muito clara e lúcida, que recebemos de todos eles:

- Gostamos muito dos profissionais portugueses. Trabalhamos com alguns (poucos), que têm demonstrado excelentes competências profissionais e humanas, e muito talento. São sérios, responsáveis e podemos contar com eles. Mas temos um problema. Procuramos quantidade e não a encontramos, o que nos leva a recrutar preferencialmente em outros países. Esse é o problema que os portugueses terão de resolver, se quiserem trabalhar em navios. Será fundamental propagar mais e melhor informação, esclarecer e sensibilizar as pessoas, formar mais e ainda melhor, promovendo as carreiras profissionais a bordo de navios, para terem maior presença no mercado de recrutamento. Qualidade e quantidade!

Read More